Blog
Projeto de Malha de Terra para evitar choques elétricos e danos em aparelhos e sistemas eletrônicos
Como evitar choques elétricos e danos em aparelhos e sistemas eletrônicos? Ficou interessado(a) em saber? Então continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.
Primeiro é preciso entender o que é tensão de passo.
A tensão de passo é um fenômeno relacionado à eletricidade. Os acidentes elétricos que envolvem pessoas afetadas por eletrocutamento por descargas atmosféricas, os raios, são geralmente ocasionados pela tensão de passos.
Tensão de Passo: o que é?
O conceito de tensão de passo é o seguinte: consiste na diferença de potencial que acontece entre as pernas de uma pessoa, ou a pata de um animal em contato com o chão.
A tensão de passo somente ocorre em altas tensões, isso porque somente a alta tensão tem capacidade de romper a isolação do solo.
Para que exista a tensão de passo é preciso que uma descarga elétrica de alta potência atinja o solo em um determinado ponto.
Esse grande potencial que surge no solo, ocorre devido a uma descarga atmosférica, ou seja, um raio que cai no chão ou um cabo partido em contato com o solo.
Características da tensão de passos
Ao redor deste ponto a tensão vai reduzir gradativamente à medida que ficamos distantes desse ponto.
Então, com diferentes tensões em diversas partes do solo, uma pessoa em pé teria potenciais diferentes em seus pés, o que levaria à ocorrência de um choque elétrico.
Para que você tenha um melhor entendimento, é basicamente o que acontece quando você sofre um choque na tomada ou no chuveiro, porém o choque que ocorre pela tensão de passo é em uma escala muito maior.
Isso acontece porque a corrente elétrica tende a ir do maior potencial para o menor.
O corpo da pessoa é um facilitador para a passagem da corrente elétrica para o menor potencial.
Animais e a tensão de passos
Quando você ouve falar que caiu um raio em uma área rural e certa quantidade do gado morreu, ou também quando cai um raio na praia ou campo de futebol, e mesmo a certa distância do ponto onde houve a descarga atmosférica, as pessoas sofreram esse choque, isso foi devido à tensão de passo.
Em animais maiores e quadrúpedes, onde a distância entre as patas é maior a diferença de potencial será também muito maior, por isso para os animais a tensão de passo é mais perigosa.
Por isso, este fenômeno também pode explicar o que acontece, quando uma descarga atmosférica ocorre na zona rural, e o fazendeiro não sofre absolutamente nenhum dano, enquanto o gado que estava ao seu redor acaba morrendo.
Tensão de passo: como evitar?
Como tudo que trata de eletricidade temos que tomar cuidado, não é diferente neste caso, ainda mais se tratando de alta tensão.
Recomendamos que em situações onde você encontre com fios partidos em contato com o solo, não se aproxime, pois não se sabe exato o quanto de tensão está se dissipando naquele momento, portanto, se afaste ao máximo, não deixe com que nenhuma pessoa chegue perto, e deixe apenas para profissionais capacitados para esse tipo de situação.
Já em caso de descargas atmosféricas procure um abrigo seguro, nunca debaixo de uma árvore, mantenha os pés juntos e caso seja inevitável, dê passos bem curtos, e se possível mova se pulando com as pernas juntas.
O que é malha de aterramento elétrico para evitar a tensão de passo?
O aterramento é um dos principais sistemas responsáveis por prevenir problemas que possam ser gerados pela eletricidade, como a tensão de passo.
Um aterramento elétrico consiste em uma conexão elétrica proposital de um sistema físico ao solo.
Então, basicamente o aterramento é constituído pelas conexões elétricas que conectam um ponto do sistema elétrico aos eletrodos e ao solo que os envolve.
Uma malha de terra é um tipo de aterramento usual em instalações de grande porte, sendo essencial em sistemas de energia elétrica, em particular nas usinas e subestações.
Trata-se de um reticulado de cabos horizontalmente enterrados, interligados por juntas mecânicas ou soldadas, e hastes cravadas verticalmente.
A malha de terra é um aterramento com baixa resistência elétrica, atendendo a todos os equipamentos como uma referência “zero” de tensão.
O sistema deve resistir a correntes intensas, escoando a energia efetivamente para o solo.
Esta corrente pode ser proveniente de curto circuitos, descargas atmosféricas, surtos por chaveamento e correntes harmônicas.
A malha de terra também deve reduzir os níveis de tensões de toque e de passo, danosos para pessoal e equipamentos.
A partir de programas computacionais atuais, pode-se determinar a elevação de potencial elétrico no solo que ocorre em uma malha de terra ao incidir uma corrente elevada.
O aterramento elétrico tem três funções principais
- Proteger o usuário do equipamento das descargas atmosféricas, através da viabilização de um caminho alternativo para as descargas atmosféricas até a terra, evitando assim, choques elétricos. .
- “Descarregar” cargas estáticas acumuladas nas carcaças das máquinas ou equipamentos na terra
- Facilitar o funcionamento dos dispositivos de proteção (como fusíveis e disjuntores), através da corrente desviada para a terra
Instalação da malha de aterramento
Para realizar uma instalação de malha de aterramento corretamente, é imprescindível a execução prévia de uma prospecção da resistividade do solo, por meio de aparelhos como terrômetros.
Essa prospecção tem o objetivo de estratificar o solo em camadas e permitir o correto dimensionamento de aterramento elétrico.
E para que o aterramento cumpra a sua função com eficiência, é necessário fazer o correto dimensionamento a fim de impedir prejuízos irreversíveis que podem ser causados pelas descargas diretas ou indiretas recebidas na edificação.
Esses cuidados devem ser feitos no projeto do aterramento para garantir a instalação da malha de aterramento de forma segura e com bom funcionamento.
Além disso, durante a instalação da malha de aterramento é preciso certificar-se de que o sistema e o material escolhido cumpram as demandas requeridas relacionadas ao local e à concentração de pessoas que circulam pelo espaço.
Esperamos ter sanado as suas possíveis dúvidas sobre esse assunto e qualquer esclarecimento necessário, deixe nos comentários abaixo.